O que eu adorei este filme, que lufada de ar fresco!
Se gostaram do “Virgin Suicides”, vão gostar muito deste. E não sei se não gostei mais deste…
O filme foi nomeado para Melhor Filme Estrangeiro deste ano mas acabou por perder para o “Son of Saul”.
Sinopse: Centrada na Túrquia, numa cultura completamente machista, estas 5 irmãs um dia depois das aulas, decidem ir brincar no rio com alguns rapazes. A família soube e a partir desse momento, são tiradas da escola e fechadas em casa por terem “envergonhado” a família.
Após essa brincadeira com os rapazes, levam pancada da avó e uma delas até é levada ao médico para ser submetida a um exame de virgindade para confirmarem que não se tinha passado nada. 
Em casa é lhes tirado tudo o que possa lembrar uma “vida moderna”, ou seja, computadores, roupas femininas, acessórios, tudo…e são fechadas à chave.
O dia a dia das irmãs fechadas em casa é fenomenal. A alegria dela quando fogem para irem ver um jogo de futebol, é contagiante. À medida que os dias vão passando, a casa vai tornando-se uma “prisão” pois as medidas de segurança vão apertando, chegando mesmo a colocarem grandes nas janelas.
Com o tempo, aquela casa tornou-se uma “fábrica de esposas”, como elas numa parte do filme, dizem. Todas são treinadas a saber estar, a serem esposas ideias e à excepção da mais nova, todas vão conhecendo os seus maridos e são forçadas a casar. Inclusivamente era mostrado o lençol no dia seguinte para comprovar que a mulher tinha casado virgem. (Isto era ainda feito cá há 40 anos atrás, acreditem…e na cultura cigana, ainda é). 
A irmã mais nova revolta-se contra todo este sistema e o resto não se pode contar…
Este filme foi uma lufada de ar fresco e vale mesmo a pena!
Curiosidades: É o filme favorito de 2015 do James Franco.

6 thoughts on ““Mustang” de Deniz Gamze Ergüven (2015)

  1. Adorei o Virgens Suicidas! 🙂 Este vai já para a lista também.
    Devo dizer-te que a maior parte das coisas que decido ver são dicas tuas. Para uma pessoa com falta de tempo e paciência para pesquisar muito (neste momento) isto é serviço público, garantidamente. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *